História

Nascido em Floresta, PE, em 17.03.1946, filho de Adelmar Ferraz e Dirce Leal Ferraz, Ivan foi influenciado, desde a infância, por sua avó e sua mãe que tocavam Bandolim. Em 1956, conhece o Rei do Baião, diante do coreto da praça principal de sua terra. Esse encontro foi decisivo para que Ivan pesquisasse sobre tudo da música nordestina.

Aos 16 anos, veio morar no Recife. Em 1970, formou-se em Comunicação, pela Escola Superior de Relações Públicas. Em 1975, concluiu outro curso: Radialismo. Assumiu a chefia do setor de Divulgação e Produção do Regionalismo da Fábrica de Discos Rozemblit. Aí, conheceu grandes expoentes da música pernambucana, como Luiz Queiroga, Jacinto Silva, Rui de Moraes e Silva, Capiba, Jackson do Pandeiro, os Irmãos Valença e os maestros Duda e Edson Rodrigues, entre outros. Em 1977, gravou um compacto na própria Rozemblit, cantando o seu primeiro Xote, “Riqueza do Sertão”. Daí por diante, Ivan participou de muitas gravações.

Em 1981, criou o programa “O Forró de Ivan”, na Rádio Jovem Cap.. Como apresentador desse programa, ele, com a ajuda de Edelzuíta Rabelo, convidou Luiz Gonzaga para gravar uma mensagem. Com isso, o apresentador estreita suas relações de amizade com o Rei. Logo depois, Ivan leva um projeto para o Dr. Humberto Vasconcelos, Diretor da TV Tropical, do Governo do Estado de Pernambuco, que é aprovado com a concordância dos demais diretores. Nasce, então, o “Nordeste, Poesia e Forró”. Pouco tempo depois, o apresentador muda o nome para “Forró, Verso e Viola”, nome que já é uma marca definitiva de Ivan Ferraz.

Em 1987, colabora na produção de um show, Serra Talhada, homenageando o grande compositor Zé Marcolino (já falecido). Nessa apresentação, Luiz Gonzaga incita o público a apoiar Ivan como defensor do regionalismo e o chama para cantarem juntos. Sem dúvida, uma das maiores emoções da vida do apresentador.

No dia 01 de outubro de 2000, o “Forró, Verso e Viola” é apresentado pela primeira vez na Rádio Universitária 99.9FM/UFPE, e permanece como um dos grandes programas de audiência no horário das 16h às 18h, diariamente de 2ª a 6ª, onde ele mostra toda a diversidade da cultura nordestina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

anuncio google